Maringá Futebol Clube, de novo

O Metropolitano, time do Zebrão, subiu de divisão e mudou de nome. Agora é MARINGÁ FUTEBOL CLUBE. É assim que a equipe maringaense será chamada na principal divisão do futebol paranaense. Estreia domingo que vem (19/01), contra o Coritiba, no estádio Willie Davids. A RPC transmite a peleja.

Não é a primeira vez que temos um Maringá Futebol Clube nos representando. O futebol maringaense é marcado por idas e vindas do saudoso Grêmio Maringá, três vezes campeão paranaense, criado na década de 60 e que há muito anda mal das pernas. Nesse período, presenciamos o nascimento e extinção de várias agremiações que tentaram ocupar o espaço deixado pelo combalido galo guerreiro.

O outro M.F.C., que não tem nada a ver com o atual, é da década de 90. Para ser mais exato, 1995. Com muita pompa, o prefeito Said Ferreira incentivou a criação de um novo clube na cidade. Até Zico veio no evento de lançamento do M.F.C., o tricolor da cidade canção (verde, preto e branco). O mascote era o Lobo. O primeiro ano foi bom: título da terceirona do Campeonato Paranaense.

Em 1996, o regulamento do certame estadual era confuso. O grupo B, equivalente à segunda divisão – o Grêmio Maringá também estava lá – classificou dois times para a segunda fase da série A, entre eles, o Maringá. O tricolor não fez feio: terminou  a competição em sexto lugar, graças aos gols do artilheiro Mario.

Said Ferreira deixou o cargo em 1996 e o candidato da sucessão, o promotor de justiça Joel Coimbra, não logrou êxito. O eleito foi Jairo Gianoto, que cortou a ligação da administração municipal com o M.F.C. Sem um patrocinador forte, o tricolor teve vida curta. Fez campanha modesta no Paranaense de 1997 e caiu de divisão em 1998, quando encerrou suas atividades e nunca mais voltou.

Evento de lançamento do M.F.C. (fonte: blog Bola Velha).

Evento de lançamento do M.F.C. (fonte: blog Bola Velha).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s