Próximo eclipse total em Maringá será em 2113

Não se trata de adivinhação ou previsão do Professor Jucelino. Maringá presenciará,  em pouco mais de cem anos, um eclipse solar total.

A NASA tem uma página muito interessante: o World Atlas of Solar Eclipse Paths, que mostra mapas detalhados, para cada dois decênios, desde 2000 a.C. até 3000 d.C. para todos os eclipses solares da Terra.

Esquema "didático" da Wikipédia mostra como funcionam os eclipses total, anular e parcial do Sol

Foi assim que descobrimos que aconteceram eclipses solares de grande magnitude nos céus maringaenses, desde que o Brasil foi “descoberto” — em 23 set. 1661 (anular, que pôde ser visto de todo o atual território do Paraná) e em 15 mar. 1839 (total). Desconsideramos eclipses solares parciais.

Pouco após a fundação de Maringá, quando a cidade ainda era um núcleo urbano primitivo, foi registrado um eclipse total, em 20 de maio de 1947.

O próximo acontecerá por aqui em 13 de junho de 2113. Maringá estará com 166 anos. E você e eu estaremos mortos há muito tempo. O fenômeno só deve se repetir em 9 de dezembro de 2569. 622 anos depois da visão de Kazumi Taguchi.

Para testemunhar um dos espetáculos mais impressionantes e raros da Terra, só viajando: nos próximos 30 anos, não acontecerão eclipses totais no Brasil. Fica a dica de turismo especializado para Willy Taguchi: é uma viagem que eu pretendo fazer algum dia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s