Eclipse total do coração

Willy Taguchi continua a transcrição dos diários de seu pai, Kazumi Taguchi, morto no último dia 7. Os escritos estão em japonês arcaico e foi preciso o trabalho de um tradutor de São Paulo.

Kazumi escreveu sobre um eclipe total do Sol em Maringá em 20 de maio de 1947.

Dia 20 de Maio de 1947 (Terça-feira) Tempo = Sol
Hoje teve eclipse solar total. Às 09h30min, começou o eclipse solar. Eu assisti pela primeira vez na minha vida e a família toda assistiu o fenômeno da natureza. Depois que terminou o eclipse solar, eu fui trabalhar na roça até a tarde. Antes de anoitecer, fui cortar a cana de açúcar para dar ao gado.

Trata-se do famoso eclipse registrado também pelos irmãos Villas-Bôas:

[radiotransmissão:] 8:50, primeiros sinais eclipse solar PT Aproximadamente 150 índios camaiurás e trumaís acampados nosso lado tornam-se apreensivos medida luz do sol perde intensidade PT
[…]
Daí em diante começa a confusão. Gritos, choros, discursos, correrias, flechas com fogo para acender o sol. Mulheres e crianças todas brancas de cinza e provocando vômito com pedaços de pau. Alimentos jogados no rio. Pálidos, os índios corriam e gritavam que o sol ia morrer. Flechas e flechas untadas de resina e incendiadas foram lançadas para acender o sol. Um grande quadro de aflição.

Não foram são os índios que se apavoraram. Quem não sabia, também pensou que o mundo fosse acabar. Mas o eclipse foi amplamente documentado.

Há uma página no site da Nasa sobre o evento. Ali, é possível ver que Maringá está bem próxima à linha central do caminho do eclipse. Segundo os cálculos, o eclipse aqui durou 3 minutos e 16 segundos. Há também uma nota na revista Nature, publicada na época, dois artigos de Heráclito Tavares (aqui e aqui), documentos do Arquivo Público Mineiro. O diário de Kazumi se junta a vários registros de uns dos fenômenos mais fascinantes que a Humanidade regularmente testemunha.

Anúncios

3 respostas em “Eclipse total do coração

  1. Pingback: Próximo eclipse total em Maringá será em 2113 | Maringá, Maringá

  2. Apesar de não ter sido um eclipse total, no dia 3 de Nov. de 1994, ocorreu também um eclipse parcial por aqui.http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot1951/SE1994Nov03T.GIF.
    Acho que foi o mais proximo depois deste de 47. Lembrou desse dia como se fosse hoje. Tinha 13 anos, fomos dispensados mais cedo do colegio, todos se prepararam com filmes fotograficos, caixas preparadas. Foi bem marcante, me lembro dos passaros e galinhas, todos confusos.

    Além das marcas de sombras das arvores, que ficaram em formas de meia-lua.

    foi mágico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s