Kazumi Taguchi (1928-2012)

Willy Taguchi informa o falecimento de seu pai, Kazumi Taguchi, neste sábado, em Toyohashi, no Japão, onde a família tem uma filial de sua agência de turismo. O corpo de Kazumi será cremado.

Kazumi chegou ao Brasil com apenas um ano de idade, em 1929, junto dos irmãos maiores — Torao, Yoshinori e Miyeko — e dos pais Mitsuzo e Oei, todos vindos de Okayama.

Neste link é possível ver o registro de chegada da família de Kazumi quando de sua chegada em Santos, em 12 de agosto de 1929, a bordo do vapor Manila Maru.

Após permanecerem em Araçatuba, chegaram à região de Maringá em 1939. Mitsuzo adquiriu 20 alqueires de mata virgem, instalando-se no atual Jardim Oásis. Mais tarde, a família se mudaria para uma propriedade na rua que hoje leva o nome do patriarca.

Uma nota publicada hoje por Willy, resgatada do diário do jovem Kazumi, revela o que ele fez em 10 de maio de 1947, data de fundação de Maringá. Era sábado. Kazumi acordou às 8h, almoçou e buscou mudas de laranja-limão para plantar. Ao voltar, seu irmão emprestou a carroça para levar arroz em casca dos colonos até a cidade de Maringá para descascar, cobrando frete, trazendo sacaria e folhas de palmito para fazer cobertura de paiol de cereais. Kazumi também fazia anotações sobre o tempo, costume de quem lida com a terra. Naquele dia, ele registrou que havia chovido à tarde.

Ao contar os detalhes de mais um dia de trabalho, Kazumi não sabia a importância daquele sábado histórico e de qual seria sua importância na cidade que crescia.

Já naturalizado, ele seria vereador por sete legislaturas, ao longo de mais três décadas, entre 1960 e 1992. Ao longo destes 32 anos, viu a morte de seus pais (em 1962 e 1964) e de seus irmãos mais velhos (em 1988 e 1989). Também diplomou seu filho Willy como vice-prefeito de Maringá, em 1989.

Ao juntar-se aos que já foram, Kazumi deixa saudade aos que ficam. Mais do que isso, o exemplo do trabalho e do pioneirismo. À família, nossas respeitosas condolências.

Anúncios

Uma resposta em “Kazumi Taguchi (1928-2012)

  1. Meus sentimentos sinceros a familia Taguchi! O Senhor Kazumi Taguchi entao vereador na epoca 1984 me ajudou a conseguir uma vaga para estudar no periodo noturno no Colegio Gastao Vidigal e eu sempre serei grata a ele por esta graça que me concedeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s