Melhores da década: Lukas

O post tem gosto de luto e é o fim do mês do cachorro louco, aquele que, na iminência das más notícias, queremos que passe logo. Mas a pior notícia veio.

Sempre quis escrever esse post, assim como sempre quis trocar uma palavra com o Lukas, mas não fui ousado o suficiente para tal. Aqui, acompanhamos em silêncio sua batalha. A gente adia muita coisa, até que seja tarde demais.

Meu tio, há uns 15 anos, tinha um decalque do Vagauzinho no vidro do carro.  Foi aí que tomei pra mim a expressão”eu si divirto”. Meu avô comprava O Diário e eu, ainda criança, me esbaldava na coluna de domingo. Lia o jornal deitado no chão, debruçado sobre a página inteira. Até terminar o Fundamental, recortava algumas tirinhas e levava para a escola, mostrava para os colegas. Lia, relia e ria com a mesma tirada. O Lukas nos ensinou a entender a cidade com seu olhar crítico e sensível, que só tem quem já passou apertado na vida. O Marcelo Bulgarelli resgatou ontem um texto ótimo dele — “Foi um tempo ruim” –, de 2009, que pode ser lido aqui. Quem dera todos tivessem esse talento de ver beleza onde a maioria prefere ignorar.

Uma das coisas mais legais da nossa época em O Diário — onde Lukas começou a publicar no ano em que nasci — foi ter dividido algumas vezes a página com ele, quando trechos do blog eram publicados ao lado de sua tirinha diária, na página 2.

Ele é o melhor não só dessa década, mas das últimas duas últimas. Domingo que vem não tem quem amenize nossa semana e renove, a cada dia, nosso bom humor. Fábio Linjardi, há quase 6 anos, disse que Jaime Drege morreu quando nossa cidade mais precisava de humor. Maringá precisava do Lukas e não há quem o substitua. É um tempo ruim.

2 respostas em “Melhores da década: Lukas

  1. Pingback: Angelo Rigon » Blog Archive » O humor que o pessoal leva a sério

Deixe um comentário

