Do outro lado: Alziro Zarur

O Maringá, Maringá, em mais uma série de postagens, percorre os cemitérios brasileiros para prestar tributo a grandes nomes eternizados nas ruas e nos monumentos da cidade. Encontramos o jazigo de Alziro Zarur no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, dono de uma trajetória, no mínimo, digna de nota.

Nascido no Dia de Natal de 1914, na Capital da República, Alziro Zarur fundaria a Legião da Boa Vontade, em 1950, na esteira do sucesso de seu programa de rádio “A Hora da Boa Vontade”, na Rádio Globo, em que eternizaria a oração no copo d’água, ainda muito popular e que o levaria a um status quase messiânico.

A LBV chegaria a Maringá em 1956, no mesmo ano em que foi declarada de utilidade pública federal por decreto de Juscelino Kubitschek, realizando atendimentos à população necessitada na Rádio Cultura e no Aeroclube. Ficou conhecida por seu caráter assistencialista, notadamente a sopa servida aos carentes.

Em 1968, a CMNP doaria o terreno da Praça Monsenhor Bernardo Cnudde (então Gomes Carneiro), na Zona 7, onde ainda se localiza a sede local. Atualmente, a entidade possui, ainda, o Centro Comunitário de Assistência Social na Rua Peroíbe, 338, no Parque das Grevíleas.

Alguns anos antes, Zarur tentaria legalizar o Partido da Boa Vontade para concorrer à Presidência da República (!), o que não foi além devido à atmosfera política pós-golpe e à dissolução dos partidos políticos pelo governo revolucionário. De fato, o discurso de Zarur não era levado a sério por alguns (há uma reprodução de uma entrevista interessante a Fatos & Fotos aqui).

Surgia uma nova religião em Maringá / Fonte: Revista Boa Vontade, 196, dez. 2004

Foi em 7 de outubro de 1973, um domingo, no Congresso da Boa Vontade de Deus realizado no Parque de Exposições que levava o nome do então presidente-general, que Alziro Zarur proclamou a Religião de Deus, a Religião do Terceiro Milênio, a Religião Universal, vertente religiosa ecumênica da LBV. Nossa região foi escolhida para o feito, conforme Paiva Netto — seu sucessor –, por aqui estarem reencarnados espíritos do tempo de Moisés (!). Em 6 de junho do mesmo ano, cabe lembrar, a Alziro havia sido outorgado o título de Cidadão Honorário de Maringá (Resolução 176/73). Um trecho da proclamação feita em terras maringaenses está inscrito em mármore na entrada do Templo da Boa Vontade, em Brasília, inaugurado em 1989.

No sofá da residência do então prefeito Silvio Barros, acompanhados por Dona Bárbara / Fonte: Revista Boa Vontade, 196, dez. 2004.

Alziro Zarur morreu em 21 de outubro de 1979, em sua residência no Leblon, de ataque cardíaco. Desencarnava, assim, a reencarnação de Allan Kardec. Foi enterrado sob ovações de uma legião de legionários, a quem chamavam Paizinho, o “pai dos pais”.

Em dezembro de 1981, o então prefeito João Paulino Vieira Filho (leis 1516 e 1539/81), em derradeira homenagem, deu o nome de Alziro à via pública que ligava a ponte do Conjunto Ney Braga à Avenida Mandacuru e também ao seu prolongamento, na vertente oposta, até então conhecida como Avenida Tico-Tico.

É indiscutível que Alziro Zarur era um comunicador excepcional. Por fim, deixamos duas de suas mensagens. A primeira é uma mensagem radiofônica que parece descrever o maringaense, com a execução de Noite Feliz de arrepiar, e deve ter inspirado Antonio Ismael a se dedicar ao rádio. A segunda, uma quadra, serve de reflexão ao trânsito que mata, aleija e nos entristece.

~

Velocidade (em Poemas da Era Atômica)

Hoje, a vida é uma corrida.
Todos correm, tudo corre,
Todos morrem, tudo morre…
Eu não sinto mais a vida.

Anúncios

19 respostas em “Do outro lado: Alziro Zarur

  1. DEUS ESTÁ PRESENTE!
    Grandes Pregações de Alziro Zarur, com esta Voz Maravilhosa conquistou o Brasil, conhecedor profundo das Escrituras Sagradas está modificando o planeta e reconhecido pelos Grandes Pregadores de Evangelho.
    VIVA JESUS!

  2. Alziro Zarur,é realmente mandado por Deus, Sim!!! “É”, pois a morte não existe…
    …e deixou outra pessoa maravilhosa para seguir esta Grande Missão e continuar esse caminho que levará até JESUS, estou falando de José de Paiva Netto por quem tenho grande adimiração e respeito.
    Parabéns Alziro Zarur, onde estiver… estará junto de todos nós.
    Airton Leite
    Marília/SP

  3. O Grande legado deixado por Alziro Zarur foi a Religião de Deus, assim como quando Allan Kardec deixou o Espiritismo por ordem suprema..

  4. A Humanidade mais uma vez, fica devendo muito a um Espírito de elevada estirp, no trato com as coisas de Deus e do Crito Jesus! Alziro Zarur!

  5. Obrigada Irmão Alziro Zarur, por tudo que me ensinaste…..

  6. Alziro zarur, foi maravilhoso, a sua voz, ecoou nos corações dos brasileiros, como uma luz que nunca se apaga.

  7. Meus pais amaram este homem Alziro zarur. trabalharam muito tempo, fazendo e distribuindo a sopa, oferecida aos pobres, creio que eles, já o conhecem na pátria ‘OUTRO LADO DA VIDA. ‘

  8. UMA voz de autoridade,sendo porta voz de deus por nois aqui na terra seu corpo fo iao pó,mais seu espirito vivera para sempre com nosco. Até breve meu irmão zarur estaremos tdos juntos no plano espiritual pois de la nois vinhemos e para la nois vamos. Acredito sim na lei da reencarnação ante q deus cria-se o mundo criou a lei da reencarnação. Que deus te enlumina no plano espiritual que o nosso irmão PAIVA NETTO tenha força para dirigir a LBV até no dia permitido por deus e que deus abençoe todos os legionarios da Boa Vontade de deus.
    pedro ariquemes rondonia..

  9. eterno irmao zarur obrigado por visitar minha residencia em sonho na segunda vez eu fui ate voce onde esta trabalhando no mundo espiritual fiquei adimirado de ver muitas crianças e muitos brinquedos e voce comandando que qpaz de Deus esteja sempre com voce aprendi muito com o senhor foi o que passou mas a verdade de nosso senhor jesus Deus esta presente e viva jesus em nossos coraçao para sempre PAZ

  10. Eu estive na inauguração da Avenida Alziro Zarur, junto com o Irmão Paiva Neto.
    ELEUTERIO LANGOWSKI

  11. Marcharemos no sul e no norte , ninguem pode essa marcha deter , pois se nos nao tememos a morte a quem e que nos vamos temer . Alziro Zarur esta entre nos !.

  12. Não cheguei a conhecê-lo e nem vê-lo, mas esse homem modificou minha vida. Foi um dia que o ouvindo (por acaso, pois eu buscava uma outra emissora para ouvir a Ave Maria das 18 hs), passei a entender melhor essa questão do sofrimento, que eu passava de forma tão intensa e que ninguém podia me ajudar. Minha reverência e gratidão eterna a esse maravilhoso espírito, realmente a serviço de Deus na Terra. A sua Obra ficará na história. E seu sucessor não poderia ser outro que não o Paiva Netto, que fora seu secretário por quase 25 anos

  13. Eu tive a grata satisfação de conhecer Alziro Zarur, um homem de uma vibração fantástica!
    Quando ele veio a Miranga, lembro me bem que meus pais torraram e moerão 16 sacos de café em moinho manual. Isso foi um marco em minha vida! Parabéns Irmão Zarur, Parabens Irmão Paiva que vem conduzindo Divinamente a Religião de Deus!

  14. E a pura revelação pois todos nós temos um longo período aqui na terra para nos turificarmos e sentir que tudo passa mas o amor puro não, que e o espiritual sem cobrança, pois tudo aqui na terra e só passagem para nos provarmos ate que ponto somos espíritos evoluídos sem ganancia,vaidade,e puro das tentações carnais de todos os tipos de vícios e apegamentos materiais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s