Um vereador = 6,66%

Ao abrir o jornal hoje, soube que 6,6% dos vereadores ainda não se definiram sobre quantas vagas deve ter a Câmara dos Vereadores de Maringá a partir de 2013. Ou seja, apenas Wellington Andrade ainda está em cima do muro. “Em menos de dois meses, o porcentual de vereadores favoráveis a 23 cadeiras na Câmara de Maringá caiu de 60% para 33%”, dizia a reportagem. Muito mais fácil de entender seria “antes eram 9, agora são 5”. É o pessoal, mais uma vez, complicando o simples.

Sendo bem preciso, pois, um vereador equivale a 6,66% do total, o que não deve ser coincidência. 6,66%, 15 vereadores, John (15.666) querendo o aumento…

Em meio a tantos números e divagações impróprias, vamos ao que interessa. Um detalhe que passa batido: à mesma reportagem, Mario Hossokawa disse que “não é um projeto de lei qualquer. Ao invés de oito votos, qualquer alteração na Lei Orgânica do município precisa de dez votos favoráveis (dois terços do total) para ser aprovada”.

O Diário aponta que, há alguns meses, apenas 60% (ou seja, 9) queria o aumento para 23 vereadores. Ora, então essa possibilidade — “pior dos cenários” para o cidadão comum — nunca foi algo, de fato, iminente. Tudo dependia do indeciso que, de “cagão”, como alguns disseram, agora é herói. Evitou o pior.

Isso não exclui o debate maior, é claro. 23, 21 ou 19, o fato é a maioria da população parece mesmo não querer mais vereadores. Tem vereador virando a casaca só pra ficar bem na fita. Mas com certeza o aumento vai sair.

Anúncios

Uma resposta em “Um vereador = 6,66%

  1. Pingback: Um pequena contribuição à discussão sobre os vereadores | Maringá, Maringá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s