Densidade demográfica em Maringá

Cartograma de densidade populacional por setor censitário feito no novo site do IBGE

Ok, O Diário errou, retratou-se e a notícia sumiu.

Aproveito para comentar o censo. Os dados, que estão disponíveis na Sinopse por Setores disponível no site do IBGE falam apenas por si e corroboram a concentração populacional na área central da cidade, velha conhecida.

Na tentativa de chamar a atenção para o fato, a reportagem lançou mão da comparação da densidade de um dos quarteirões do Centro e Tóquio. A área mais densamente povoada de Maringá seria o quarteirão delimitado pela XV de Novembro, Piratininga, Herval e Arthur Thomas.

Tentar fazer relação dessa realidade com a da capital japonesa enquanto unidade territorial não funciona. A reportagem fala na densidade 47.912,65 hab./m². Mas a área é pequena (aproximadamente 1,5 ha) e congrega 322 domicílios e 746 moradores, embora alguns edifícios por ali tenham até CEP próprio, é certo (Dona Eulália, Leonardo da Vinci, Marataise, Vanor Henrique, D. Pedro I, Marquês de Olinda, Arthur Thomas…). É o limite da extrapolação.

Como comparar com uma metrópole com 13 milhões de habitantes e mais de 2 mil km² e um quarteirão no centro de uma cidade com Maringá? De fato, a mudança de escala ainda é um dos maiores desafios da Geografia e deve ser feita com cuidado.

A casa onde moro tem densidade populacional de 1388 hab./km² (acabo de fazer a conta!). É maior do que a densidade demográfica do município de Maringá. Só que é elaborar demais para uma casa com 5 pessoas e 60 m². E incomparável.

Curiosidade: o bairro onde moram os autores deste blog tem 2109 habitantes. Seria 2110 se eu tivesse sido contado. Na  verdade, creio que não fui contabilizado no censo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s