A sacolinha nossa de cada dia

Leia:
Governo quer São Paulo sem sacolinhas até 2012

A ecobag no lugar das sacolinhas

O texto abaixo é de Ana Dom, da Funverde, no Estadão

Foto: Gustavo T.

 

Enquanto bilhões de pessoas passam fome no planeta, e no Brasil 16 milhões de pessoas estão no nível da miséria, é indecente e inadmissível o uso e a fabricação sacolas feitas de alimentos (amido) misturados com derivados de petróleo.

Essas sacolas que as grandes redes de supermercados querem vender no valor próximo a R$ 0,20 são uma ilusão para o consumidor, pois somente se biodegradam em usinas de compostagem controlada. Onde existe isso em São Paulo ou no Brasil? A resposta é: não existe.

Essas sacolas não podem ser recicladas juntamente com os plásticos convencionais e se forem parar nos aterros, quando se biodegradarem, vão gerar metano, um gás 23 vezes mais prejudicial ao planeta.

Para explicar melhor, basicamente trata-se de alimento e dinheiro jogados no lixo, na forma de sacolas, com apoio do governador de São Paulo. Esse produto passará a ser mais um item com que o supermercado irá faturar.

Em Belo Horizonte já existe investigação sobre possível formação de cartel e em Jundiaí os preços dos sacos de lixo dispararam nos supermercados que vendem esse engodo de sacola de comida com petróleo.

Vamos repensar essa política de utilizar sacolas feitas a partir de comida enquanto o petróleo for nossa matriz energética. Não podemos pensar em queimar a nafta – matéria-prima das sacolas plásticas – e plantar alimento, usando terra fértil e água potável, recursos naturais preciosos para a humanidade, para fazer sacola que será usada apenas por meia hora.

Anúncios

4 respostas em “A sacolinha nossa de cada dia

  1. Pingback: A sacolinha nossa de cada dia – odiario.com « Contacto Latino News

  2. Pingback: Câmara aprova proibição de sacolas plásticas no comércio – R7 « Contacto Latino News

  3. Mais uma do capitalismo selvagem, vao vender as mesmas com outro material,com a desculpa ecologica!

  4. bOM DIA !!!

    RECICLO EM MINHAS 2 INDUSTRIAS TONELADAS DE SACOLINHAS DE SUPERMERCADOS TODOS OS DIAS .
    FAZEMOS UM TRABALHO ESPETACULAR DE ALTA TECNoLOGIA DE TRANSFORMAR AS SACOLINHAS EM MATERIA PRIMA BASE PARA OUTROS PRODUTOS ,QUE POR SUA VEZ A TRANSFORMAMOS EM BIODEGRDAVEL .
    A HSTORIA DAS SACOLAS E JOGADA DAS GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS EM QUERER ELIMINA-LAs pois custam CARO PARA AS REDES DE SUPERMERCADOS QUE PRECISAM TIRAR ESTA DESPESA DE SEU ORCAMENTO .
    ESTAO PEGANDO CARONA NA ONDA ECOLOGICA E USANDO COMO DESCULPA PRA ELIMINA-LAS DOS SUPERMERCADOS ,QUERENDO COPIAR UM MODELO FRANCES DA REDE CARREFOUR JA IMPLANTAD EM SEU SISTEMA DE CHASH-CAR …TIPO ATACADAO .
    PORTANTO SE QUISER INFORMCOES MAIORES ME LIGUE 44-8402-6456.TE EXPLICO O JOGO DAS ASSOCIACOES DE SUPERMERCADOS DE VARIOS ESTADOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s