Jut-bo


Foto: Solano Bordim

“O JUT-BO é uma modalidade de luta desportiva moderna que surgiu no final da década de 1980, idealizada pelo escultor e poeta M. Sun”. Por sentenças como essa, sem fontes, é que o verbete jut-bo acaba de ser excluído da Wikipédia. O fato é que tal arte marcial foi criada em Maringá, na Academia M. Sun, e as informações acabam por aí.

“Na época do seu surgimento, o jut-bo apresentava-se como uma nova opção em termos de luta corporal e seus primeiros praticantes, motivados pela liberdade de expressão e inspirados na luta com bastão, desenvolveram um sofisticado sistema de técnicas e treinamentos bem adaptados à realidade regional e cultural de onde surgiu”, incluindo aí a técnica de abanar café.

“A modalidade tem uma hierarquia de 14 níveis e uma disciplina que lembra em muito a militar. E, embora seja uma modalidade de origem brasileira, possui também influência oriental, principalmente da cultura japonesa. Além de apresentar-se como ótima opção em termos de condicionamento físico, antes dos treinamentos e encontros são promovidos breves palestras e debates sobre temas relacionados ao esporte e ao cotidiano dos atletas, promovendo valores morais e sabedoria de vida. Estes estudos são denominados pelos jut-bókas de filosofia jut-boísta”.

Tente desvendar a técnica milenar do jut-bo no Flickr

8 respostas em “Jut-bo

  1. olá meu nome é valdeir,, fui aluno d emestre sun e gostaria de saber qual sao os dias de aulas e o local , pois quero visitar mestre sun , no qual respeito e admiro,, é um ser iluminado,, tenho um carinho enorme por ele e quero velo para podermos corversar um pouco abraços,,e fiquem com deus e parabens pelo trabalho maravilhoso d emestre sun,,,,,,,,,

  2. Pingback: Artes Marciais Brasileiras – Letra J « Martial Arts

  3. óla valdeir lunardelli,eu sou aluno do mestre sun vi o seu comentario na rede e me ocorreu o seguinte ai vai os horarios de aulas e o telefone de contato ok :terça e quinta feiras as 19:30 as 22:00 e sabados as 14:00 as 17:00 e aos domingos aulas no periodo da manhã as 9:00 fone contato é 44-99513091mestre sun desde já aguardamos a vossa visita aqui em maringá na academia do mestre sun sempre a disposição eu ass: Claudio fernandes gomes maringá -pr 12/05/2011 ás 13:02.

  4. ola sou o giro, aluno do mestre sum, convido todos a faser uma aula esperimental e garanto vale a pena!

  5. ola giro, fui aluno do mestre sum , a algum tempo atras, e gostaria de voltar a me exercitar, vc poderia me informar o telefone, ou o endereço e os dias de aulas . Estou interessado em voltar a praticar..obrigado

  6. Olá , sou a Nilda e fui aluna do Mestre Sun e gostaria de saber os dias e horarios das aulas para entrar em contato novamente.Desde já agradeço.

  7. ola,sou Eusebio de astorga,pr,,,ja fui aluno do mestre sun,,e m formei faixa preta a varios anos atraz,,,devido a problemas de saude nao mais pratiquei,,mais tenho um dezejo enorme de reencontrar o mestre e os demais alunos e professores,,,ainda quero voltar a praticar,,,mais nao sei onde fica a academia,,,desde ja um grande abraço a todos,,feliz 2015,,,a gente c v,,,obgd

  8. Muito obrigado a todos meus ex alunos pelo carinho e consideração… Estou treinando aos domingos 8;30 na curvinha do bosque Ingá. Abraços a todos. M. Sun

Deixe um comentário

