Maringá, Maringá no comício do PT em Campinas

O comício no Largo do Rosário, em Campinas, começou com duas horas de atraso, já que Dilma Rousseff estava no Hotel Vitória tomando um café com Benício Del Toro e fez entrevista coletiva à imprensa. O encontro com o ator, que também esteve no comício — mas não em público –, claro, foi alvo de críticas. O presidente Lula estava inaugurando algumas casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

O primeiro a falar no palanque foi o senador Eduardo Suplicy. O atraso dos candidatos, entretanto, continuava, e resolvi almoçar no Tempero Manero da General Osório. No elevador, uma menina estava triste porque não conseguiria ver o Tiririca.

Na TV do restaurante, vi o programa eleitoral do José Serra. Um tanto ridícula a tentativa de parecer um “homem do povo”, visitando os pobres e lendo a Bíblia, comparando alguns aspectos do governo federal com o governo estadual paulista, esquecendo-se do óbvio problema de escala.

Voltando ao comício, perdi a fala do Netinho de Paula, mas ainda acompanhei a Marta Suplicy e vi o José Genoíno de perto, no meio do público, perto o suficiente para notar que ele tem pelos no ouvido.

Antes dos discursos, os jingles de cada campanha eram tocados, e os candidatos dançavam, meio desengonçados, por alguns minutos, num espetáculo grotescamente engraçado.

Gostei muito do discurso de Aloizio Mercadante, que também é professor da Unicamp. Obviamente, ele lembrou a relação próxima que tem com a Universidade e com a cidade de Campinas. Disse que vai investir no transporte ferroviário de passageiros e recuperar a malha ferroviária do estado de São Paulo. Proposta muito boa, que deveria ser estendida também para o Paraná. Criticou, também, os pedágios abusivos do Estado. Tô com ele.

Michel Temer, candidato à vice-presidência, velho conhecido de Hélio de Oliveira Santos, prefeito de Campinas (anotem: ele será o próximo Ministro da Saúde), também falou, levantando para Dilma cortar.

A candidata lembrou que morou em Campinas por duas vezes, nas décadas de 1970 e 1990, quando estudou na Unicamp. O fato de não ter concluído o doutorado causou má repercussão há alguns meses, com uma declaração equivocada do Toninho da DAC. Na Unicamp, mais precisamente no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), estão alguns documentos sobre a passagem da Dilma na prisão, inclusive aquela famosa foto que estampou a capa da Época.

Durante todo o tempo, um senhor limpava as janelas de um dos prédios ao redor do palanque. Quando o presidente Lula tomou a palavra, ele parou. Como em Curitiba, todos esperavam pelo seu discurso, afinal, o PT vem sendo atacado pelos adversários e pela imprensa. Ele disse que estava com “coceira na língua” para dizer sua opinião sobre os ataques, mas conteve-se. Ele criticou a postura de alguns veículos de comunicação, principalmente a revista Óia — em clara referência à Veja, que “destila ódio e mentira”. “Tem dia que determinados setores da imprensa chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse seu jornal, se o dono da revista lesse sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste instante”. Para ele, o povo não precisa mais de formadores de opinião e já pode pensar por si mesmo. Disse, também, que os jornalistas devem ter uma posição político-partidária.

O presidente também deu uma bronca nos candidatos que estavam no palanque. Segundo Lula, os candidatos devem fazer campanha corpo a corpo, pedir votos no meio do povo.

E convidou a todos à capitalização da Petrobras na próxima sexta-feira, na Bovespa. Segundo Lula, será “a maior capitalização da história da humanidade”. Tô com ele.

Clique aqui para ver as fotos.

Anúncios

3 respostas em “Maringá, Maringá no comício do PT em Campinas

  1. isso sim é presidente, meu muito obrigado Lula, que nos fez ter orgulho do Brasil.

  2. lamentável que um jornal escreva “anotem, ele será o próximo ministro da saúde”.
    o que é isso? não precisa mais eleição? tá decidido?
    liberdade de imprensa pressupõe imparcialidade senhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s