Melhores da década: Eliane e Jonas da feira

Gustavo T., 25.02.2009

Ele são conhecidíssimos por quem frequenta as feiras livres da cidade. Os cantores de feira também compõem, pois, este patrimônio histórico imaterial maringaense.

Um deles, com deficiência visual, chamava minha atenção. Costumava vê-lo sempre porque frequentávamos os mesmos lugares e usávamos as mesmas linhas de ônibus. Estava sempre acompanhado da esposa, que era albina, um cavaquinho e uma bolsa esportiva do Palmeiras. Para mim, ele não tinha nome nem história até Fábio Massalli dedicá-lo meia-página do segundo caderno de O Diário (“Músicas com pastéis”, 9 de agosto de 2006, p. D3).

Descobri tratar-se de Jonas Nogueira, um mineiro de Passa Alto que aprendeu a tocar cavaquinho por intervenção divina. Abandonado pela mulher, que levou embora seus três filhos, veio para Maringá em 1984. Sua atual companheira chamava-se Eliane Nogueira. Não tocava nas feiras noturnas pois tinha medo de sair de casa à noite. Como todo músico, seu sonho era gravar um CD, algo que parecia distante de alguém com suas condições financeiras e sociais. O dinheiro que ganhava não era suficiente nem para consertar seu instrumento. Já em 2006, parecia ganhar pouco na rua, o que complementava sua aposentadoria.

Não o vejo há mais de um ano. Alguém tem notícias dele? Jonas, como tantos que têm de se virar para sobreviver em nossa cidade, mereceu um lugar no “Melhores da Década”.

Anúncios

Uma resposta em “Melhores da década: Eliane e Jonas da feira

  1. Bom dia !!
    Ele é meu tio, esta morando em indianopolis no Pr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s