Exclusivo: Farra na UEM

Em fevereiro de 1989, apenas um dos autores deste blog era nascido. Na UEM, o pessoal da Gestão Evolução fez uma “pesquisa” para o Jornal do DCE n° 16, de março daquele ano, pegando carona no período de matrículas. 152 acadêmicos foram entrevistados. O resultado, resgatado mais de 21 anos depois, é curioso:


Apesar de a grande parcela estar indecisa, Lula foi o candidato apontado pela maioria, seguido de perto por Leonel Brizola. Fernando Collor de Mello, o futuro presidente, até então um quase desconhecido, foi apontado apenas por uma entrevistada. Se se tratasse de um bolão, esta encheria os bolsos de cruzados novos. Mas a maioria do eleitorado feminino curiosamente votaria em Silvio Santos. É explicável: elas são, por excelência, suas colegas de trabalho! Também podemos imaginar que alguns paulistas estavam entre os estudantes entrevistados, já que foram apontados nomes como os de Mário Covas, Orestes Quércia e Antonio Ermírio de Moraes, cujos currais eleitorais estavam em São Paulo.

Alguns arriscavam a reeleição de José Sarney, outros eram meio “vandré” e votariam num Alvaro Dias (que parecia não ser muito querido pelos estudantes). Roberto Freire, Fernando Gabeira, Dorothea Werneck, Jarbas Passarinho, Ulysses Guimarães e até Raul Seixas foram lembrados. Este último, porém, mamãe, não queria nem ser prefeito, pois alguém poderia querer assassiná-lo. Imagine presidente. De fato, ele morreria alguns meses depois, o que teria causado grande comoção em uma possível campanha. Nada seria muito estranho, já que tudo valia: era a farra democrática. O Brasil, sedento de democracia, lambuzava-se com ela naquele ano.

Anúncios

2 respostas em “Exclusivo: Farra na UEM

  1. É realmente a pesquisa comprova que os universitários da época estavam mais farreando ao invés de estudar ou analisar o passado dos futuros candidatos.

  2. Pingback: odiario.com – blogs - Maringá, Maringá » Arquivo do Blog » Lula na Avenida Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s