Educação Financeira: Planejamento

Quando Alice está no país das maravilhas, ela se vê totalmente perdida e ai ela encontra o gato! Quando ela pergunta por qual caminho ela deve seguir, o gato pergunta de volta para onde ela quer ir. Quando Alice diz que não sabe para onde quer ir, o gato responde que ela pode pegar qualquer caminho então, pois todos levarão a algum lugar. Assim como Alice, estamos todos perdidos no que diz respeito ao financeiro. Mal sabemos aonde queremos chegar e esta é a razão para nossos problemas mais graves.

Nos posts anteriores sobre educação financeira, falei sobre poupar e sobre como se livrar das faturas dos cartões de crédito. Estes, na minha opinião, são passos que, quando dados, já garantem muitas dores de cabeça a menos. Porém, como é de se esperar, todos temos nossos objetivos nesta vida curta e amargurada. Todo objetivo, para ser alcançado, precisa de um planejamento. O planejamento envolve diversas etapas, mas a principal é decidir qual é o objetivo. Decida sobre o que você quer, como quer e quando quer. Assim como Alice, precisamos conhecer onde queremos chegar para aí encontrar o caminho até lá.

Estabeleça metas.
Quando o objetivo parece distante, temos a impressão de que não teremos fôlego para alcançá-lo. Por isso, devemos estabelecer metas, objetivos menores, para chegar até ele. Se você quer uma casa própria e já conhece os meios de se obter uma saúde financeira mais adequada para adquirir tal bem, reflita sobre os pequenos passos que você dará em direção a este objetivo. Quando você criar metas e cumprí-las, uma de cada vez, vai se sentir vitorioso e terá forças para seguir até o próximo desafio. Veja um exemplo de desafios que podem surgir no caso da nossa situação:

  • Vou poupar $150,00 todos os meses.
  • Vou pagar um dos meus cartões de créditos.
  • Vou usar o dinheiro que me sobra, depois de quitar minhas dívidas, para começar a poupar para construir minha casa.
  • Quero que minha casa custe $100.000 para ser construída. Para isso, guardarei $x,00 por y meses.

No exemplo acima, você tem todo um plano de ação que culmina no objetivo. Sonhar é um direito que todos temos e eu garanto que sonhar criando planos para torná-los verdade é muito mais gostoso.

Seja pessimista, otimista e realista.
Para que seus planos sejam bem sucedidos, pense sempre de três formas. Para melhorar seus ânimos, seja otimista! Pense sempre que tudo vai dar certo e já comece a pensar em como seu êxito vai influenciar sua vida e o que ele trará de novo. Também pare um pouco para pensar no que pode dar errado, mas seja realista! Saiba que tudo pode acontecer nesta vida e que ninguém tem a capacidade de prever os acontecimentos. Por isso, esteja sempre pronto para o pior, porém deseje e acredite que o melhor acontecerá.

Se algo der errado lembre-se: Se a vida te der um limão, faça uma limonada! Pois problemas são oportunidades de aprender e, no mundo dos negócios, muitas vezes, problemas são verdadeiras oportunidades de quebrar um paradigma e dar um passo a frente.

Pense no longo prazo
Pessoas jovens como eu, têm muitos anos para a velhice e para a aposentadoria. Justamente por isso, comece a se preparar para esse momento. Quanto antes você começar a juntar dinheiro para sua aposentadoria, melhor será sua situação. Mas lembre-se, tenha um objetivo. Se você quer se aposentar com um salário de $5.000,00 então você deve decidir por quanto tempo você quer poder contar com este rendimento e também por quantos anos você quer juntar para chegar a esta quantia.

Muitas doenças são hereditárias. Por este motivo, devemos observar os mais velhos de nossa família, pois teremos as mesmas doenças que eles tem hoje. Assim, como você é uma pessoa prevenida e que pensa em todos os detalhes, você já está pagando um plano de saúde, um plano funerário e também já se consultou em médicos especializados para prevenir estas doenças. Além disso, está com os carnês dos seguros de vida dos seus pais e do seu cônjuje em dia. Pode parecer macabro estar se preparando para a morte de entes queridos, mas, infelizmente, quando morre uma pessoa em sua família, esta morte envolve uma série de despesas que podem tornar aquele momento triste muito pior! As pessoas que você ama merecem uma homenagem farta quando seus dias chegarem.

Nunca desista de seus sonhos
Durante sua jornada pela vida, muitas pessoas vão dizer que o que você deseja é impossível e que você é incapaz de alcançar tal coisa. Responda sempre com um: “Vai se f#$%& seu arr#$%&*!” Por que você pode sim conseguir tudo que você sempre sonhou se você for organizado, perseverante e souber que nada chegará a você sem suor!

Anúncios

2 respostas em “Educação Financeira: Planejamento

  1. Pingback: odiario.com – blogs - Maringá, Maringá » Arquivo do Blog » Campeonatinho Mixuruco: 2014 é logo ali

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s