Dirigindo com segurança: setas (carro)

O trânsito da cidade é ruim, todo mundo sabe. Alto número de veículos, imprudência, sistema binário são alguns motivos disso.

Mas acredito que não são esses os maiores problemas, tenho total convicção que a falta de informação do motorista maringaense é o que deixa o trânsito da cidade tão caótico. É só prestar atenção e logo se vê que ele não sabe coisas simples: como parar ao ver uma placa escrita “PARE” ou não virar à direta depois de ver uma placa com uma flecha curvada para direita com um risco na transversal.

Mas temos que compreender, pois trabalhar o dia todo e fazer auto escola de noite é muito cansativo, não tem como aprender coisas tão complicadas. E é por isso que estou aqui, para ajudar você, motorista desinformado(a), a esclarecer essas dúvidas tão pertinentes.

Vou começar ensinando algo que requer mais do que uma simples leitura: é preciso treino e uma boa dose de coordenação. Sei que alguns vão reclamar e dizer: “Porra, Rafa! Por que algo tão difícil logo no começo?” – é que confio em vocês. Tenho fé! Você pode, você consegue. Pense assim que tudo vai dar certo.

É comum ouvir “Aquele cara me fechou! Mudou de pista e nem deu seta!” É isso que pretendo acabar com o post de hoje. Para isso, você, que muda de pista e não sinaliza, precisa utilizar a alavanca dos sinalizadores, mas não confunda com alavanca acionadora. Ambas ficam atrás do volante. A alavanca dos sinalizadores é a da esquerda.Viu? Não? Vou desenhar:

Agora que todo mundo sabe onde fica, vou explicar o que deve ser feito. Vai fazer uma conversão à direita, então mova a alavanca para cima que acende as luzes que sinalizam conversão à direita. Caso queira fazer uma conversão à esquerda, mova a alavanca para baixo que acende as luzes que sinalizam conversão à esquerda.

Viu como é fácil, não tem segredo. Mas recomendo que você treine bem antes de fazer isso em avenidas como Colombo e Herval. Saia à noite e pratique em algum lugar sem movimento. Logo você estará pronto para sinalizar todas as conversões que deseja.

“Mas Rafa, eu só ando de moto!” – exclamou Rodrigo C. Fique calmo, explicarei com detalhes na aula: Sinalizando conversões com uma moto.

Anúncios

2 respostas em “Dirigindo com segurança: setas (carro)

  1. Se tem uma coisa que me irrita no trânsito, seja a cidade que for, é a cara de pau das pessoas de não sinalizarem! Chega a dar ódio!!!
    Adorei a iniciativa Rafa! Que o motoristas de Maringá aprendam com você! Que o trânsito da cidade seja devidamente educado. E deixe de ser semelhante ao de São Paulo e se torne exemplar!

    beijos

  2. O trânsito maringaense é realmente tenso. Hoje teve um acidente na esquina de casa. O por quê? questão de preferencial, e as placas? ninguém vê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s