Educação financeira: Por que não poupar?

Desde o ano de 2007, em que cursei a disciplina de sociologia e atualidades no colégio Anglo Drummond de Maringá, surgiu em mim um espírito investidor e preocupado com a educação financeira. Graças ao meu professor de Sociologia, Beto Mansur, comecei a me interessar pelas palavras empreendedorismo e investimentos.

O Brasil passa por um processo de evolução no capitalismo e, da mesma forma que os países que hoje estão no topo das economias do mundo, esta evolução nos trará a necessidade de procurar por novas alternativas de previdência ao INSS.

Baixos níveis de mortalidade e natalidade fazem com que o país não tenha jovens suficientes no mercado de trabalho para bancar as aposentadorias, que já não conseguem acompanhar os reajustes dos salários. Esse cenário é favorável para os investimentos em previdência privada e outros tipos de investimentos. No dia 17 de abril deste ano aconteceu no Teatro Marista, organizado pelo PET Economia da UEM, a segunda feira de finanças. O Maringá, Maringá, semanas antes, fez um chamado para a feira e agradece a quem compareceu. Para aqueles que não puderam, trazemos aqui alguns dados interessantes.

O consumo exagerado sem a preocupação com o futuro é extremamente prejudicial e tende sempre ao fracasso financeiro. No nosso país, a cultura do cartão de crédito e o uso dos limites especiais etá se tornando cada vez mais comum e isso irá trazer grandes problemas para a classe média, que consome mais de forma menos prudente. Desta forma, proponho a seguinte prática:

Poupe antes de gastar!

Adquirir o hábito de pagar a si mesmo primeiro, como diria o escritor de best-sellers Robert Kiyosaki, é uma ótima forma de poupar. Claro que muitos afirmarão que é impossível poupar com os seus salários extremamente “pequenos”, porém, experimente listar todos os gastos com snacks no caminho para o trabalho, faculdade, etc. Uma economia de 3 reais por dia, considerando um mês de 30 dias, significa um montante de aproximadamente R$100,00 ao mês. Dependendo da modalidade de investimento que você preferir, esta quantia pode chegar a engordar de forma muito satisfatória sua aposentadoria. Prevendo a dificuldade de resistir a coxinha do bar do Zé ou o Halls de melancia, contabilize estes gastos e poupe logo no início do mês.

Investir na poupança, por exemplo, é um dos investimentos com menor rendimento (chegando a render apenas o ajuste da inflação muitas vezes). As outras modalidades de investimentos, em contraponto, exigem muito cuidado e estudo. Caso você escolha pela Bolsa de Valores, Previdência privada, CDBs e outros, preste muita atenção nas taxas cobradas pelas corretoras, seguradoras, bancos e afins. Esses caminhos envolvem muitas peculiaridades e, por este motivo, não entrarei em muitos detalhes sobre eles. Apenas alerto para que você não se aventure nesses tipos de investimento sem estudar as opções com muito cuidado. Lembre-se, é o seu dinheiro que está em jogo.

O risco está presente em qualquer investimento. Essa é uma verdade que costuma assustar os marinheiros de primeira viagem, mas eu alerto. Não investir é muito mais arriscado. Planejar seu futuro financeiro é vital para manter uma vida sem maiores transtornos e conseguir o merecido descanso quando a melhor idade chegar. Como diria o professor Augusto Sabóia, “Corra o risco de ficar rico!”

O mais importante disso tudo é que, quando a totalidade dos indivíduos de um país está rica, o país enriquece também.

Anúncios

3 respostas em “Educação financeira: Por que não poupar?

  1. Pingback: odiario.com – blogs - Maringá, Maringá » Arquivo do Blog » Campeonatinho mixuruco: 2014 é logo ali

  2. Pingback: odiario.com – blogs - Maringá, Maringá » Arquivo do Blog » Melhores da década: Cinema na periferia

  3. tudo bom felipe? tambem tive o previlégio de ter tido aulas com o mansur. na hora da aula voce não sente como as coisas que ele fala são importantes. mais depois, voce até fica melhor que os outros pelas informações que ele te passa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s