Leiria vs. Maringá

Acredito que o confronto do título nunca tenha ocorrido em campo — mas é boa sugestão de amistoso para quando uma boa equipe local aparecer. Leiria (Portugal), como cidade-irmã mais velha, dá uma boa lição para Maringá sobre o que deve ser um estádio de futebol (e todos sabem como irmãos mais velhos são bons em dar conselhos).

O Estádio Municipal de Leiria “Dr. Magalhães Pessoa”, casa da União Desportiva de Leiria, foi construído nos anos 1960, tendo recebido o nome de seu idealizador. Em 2003, passou por intensa reforma, com projeto assinado pelo arq. Tomás Taveira — o mesmo responsável pelo novo Palestra Itália (!) — ao custo de 20 milhões de euros, tornando-se um verdadeiro complexo esportivo e cultural. A capacidade é de cerca de 23 mil torcedores, podendo ser aumentada para até 30 mil.

A inauguração foi feita com o amistoso Portugal 8×0 Kuwait. De lá para cá, eventos realizados por lá incluem, pela Eurocopa 2004,  os jogos Suíça 0x0 Croácia, em 13 de junho, e Croácia 2×2 França, em 17 de junho, e shows da Daniela Mercury, em 2006, e de Martinho da Vila, em 2006 e 2008. Minhas lembranças do Willie Davids incluem apenas dois shows de Sandy e Jr. e Paraná 1×3 Palmeiras, em 11 de setembro de 2005.

Leiria também nos dá uma lição quando se fala em preservação da memória local, como diz o site Leirisport:

A intervenção inaugurada em 2003 recuperou um espaço com o qual, ao longo de várias décadas, os leirienses desenvolveram uma identificação afectiva, por ter sido o palco da dinâmica desportiva de toda uma região. A tradição não pôs, no entanto, em causa a inovação, na medida em que o Estádio Municipal é uma infra-estrutura de características até aqui inexistentes, embora desde há muito ambicionadas pelos responsáveis municipais e, sobretudo, pela população. As soluções técnicas e estéticas adoptadas concretizam o arrojo das intenções subjacentes à intervenção.

Às vezes subestimamos a inteligência dos portugueses. Aqui, podemos aprender muito com o exemplo de nossos irmãos de Leiria.

Fotos: Wikipedia e Flickr.

Anúncios

2 respostas em “Leiria vs. Maringá

  1. Nunca tive a oportunidade de entrar no super Willie Davids. Só passei na frente mesmo… Já o Chico Neto fez parte da minha infância!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s