O dia em Maringá

Comentei com o Rafa que maringaense adora comentar a previsão do tempo; sabem na ponta da língua a mínima e a máxima e se a Simepar disse se vai chover ou não, mas sempre esquecem o guarda-chuva em casa e têm o estranho hábito de correr pela chuva. Ainda quero fotografar isso.

Um pouco depois, numa aula de Climatologia, descobri o Gaisma.com, um site muito bom que indica a duração do nascer e do pôr do sol, bem como a duração do dia, em horas. Nossa amada Maringá está lá. Hoje, por exemplo, o dia durará 12 horas e 3 minutos — uma vez que estamos bem perto do equinócio. Daqui três meses, por exemplo, no verão, haverá 1h30 a mais de Sol para aproveitarmos. À moda maringaense, é claro: dentro do shopping ou preso no trânsito.

Comparemos o gráfico de Maringá com o de sua cidade-irmã Leiria: em três meses, ao contrário daqui, em pleno inverno, o dia lá será quase 3 horas mais curto. Lá, terão quase 4h30 a menos de Sol do que a gente, no total de apenas um pouco mais de 9 horas de Sol em 24 horas.

E, se você, trabalhador que acorda cedo para ganhar o pão diário, já se sente deslocado com o horário de verão, veja como são os dias na estação argentina de Esperanza, na Antártida. Lá, em pleno inverno, amanhece um pouco depois das 13h e às 18h já está anoitecendo. No verão, pode haver até 20 horas seguidas de Sol, mas não há noite; apenas o ocaso.

O mundo é maravilhoso.

Uma resposta em “O dia em Maringá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s