Cuidado!

AnúncioQuem está desempregado deve tomar cuidado com anúncios em classificados sem identificação da empresa contratante. No último domingo, uma indústria “líder de mercado no segmento alimentício” anunciou que abriria uma filial em Maringá e estava com vagas abertas. Para o contato, nenhum telefone, apenas um e-mail gratuito do Gmail.

O interessado, então, envia seu currículo. Dois dias depois, recebe, como resposta, um e-mail assinado pelo próprio presidente da indústria! O e-mail pede que se providencie um “atestado de bons antecedentes criminais”, um “atestado de boa conduta civil” e um “atestado de Idoneidade Moral” em um prazo muito curto, de 3 dias. De posse dos documentos, deve-se retornar o e-mail, para que a entrevista seja marcada — através do e-mail, é claro. Não há telefone para contato, nem endereço, isto é, nenhuma garantia de que uma entrevista seja mesmo marcada ou de a tal indústria realmente se instalará em Maringá. Em sites de busca, nenhum resultado é encontrado para o nome do presidente da empresa — o único resultado aponta para um perfil do orkut, sem conteúdo –, nem mesmo para o nome da própria empesa.

O que já é muito estranho, fica mais ainda: no final do e-mail, a empresa se oferece para consultar os tais atestados, mediante o pagamento de 25 reais e o envio de informações pessoais — o nome completo, data de nascimento, número do RG, data de expedição do RG e o nome da mãe! Detalhe: para o depósito do dinheiro, a empresa, que se diz paulistana, oferece uma conta-poupança de uma pessoa física, em uma agência que, após outra pesquisa no site do banco, descobre-se ficar em Recife!

Em contato com o jornal que publicou o anúncio, foi dito que uma outra pessoa já havia pedido maiores informações sobre o anúncio. O anúncio fora feito por telefone.  O jornal ficou de apurar maiores informações, mas não retornou a ligação. E o e-mail com o agendamento da entrevista jamais chegou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s